sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Igreja não muda porque prega a verdade de Jesus, diz Dom Odilo


Em entrevista ao portal cancaonova.com, o novo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, faz um convite aos católicos para olharem bem para a Igreja, e assim firmarem no coração que ela [Igreja] anuncia a Verdade, e não é apenas um modelo de religião, por isso merece fé.

Firmeza na fé

É muito importante nos tempos atuais que os nossos católicos tenham muita serenidade e firmeza na própria fé. O Papa Bento XVI veio ao Brasil para nos confirmar na fé, e como sucessor de São Pedro tem essa missão na Igreja. Por isso, nós dizemos entre nós: “Quem está com o Papa está com a Igreja. Quem está com o sucessor de São Pedro está com Aquele que enviou São Pedro, que é Jesus”.


Ofertas de religião

Muitas vezes, o povo fica meio confuso, em meio a tantas ofertas de religião, e propostas novas que se apresentam. Aparece uma mais interessante que a outra, uma tem mais vantagem que a outra, uma promete mais que a outra. Fiquemos calmos. Igreja, religião, não é questão de concorrência, é questão de verdade, é questão de proposta, de conteúdo e de fidelidade a Jesus Cristo e a seu Evangelho. Não é esconder alguma coisa porque isso poderia parecer antipático e afastar os fiéis.


Por que a Igreja não muda?

Quantas vezes eu ouço reclamações: “Por que a Igreja não muda essa questão do divórcio? Por que a Igreja é contra o aborto? É por isso que há algumas pessoas se afastando da Igreja, porque não querem saber, a Igreja tem que mudar”. Ora! A Igreja tem que fazer o gosto das pessoas simplesmente? A verdade é questão de "ibope"? O caminho certo é simplesmente questão da maioria? É questão do gosto? É questão de estatística? O que tiver mais número é o mais certo?

Temos que estar muito atentos em relação a isso, e por isso mesmo, ficar com a verdade integral de Jesus Cristo, que é o caminho da esperança, da vida, da alegria; mas o Senhor nunca escondeu de ninguém que esse é o caminho da cruz. É a gente assumir dia após dia a "porta estreita", pois, às vezes, o caminho é apertado, mas é o que conduz à vida.


Conhecimento da Igreja Católica

Nos tempos atuais reflitam um pouco de onde vem e qual é a sua Igreja? Por que nós estamos na Igreja Católica? Simplesmente por tradição, ou por que nos traz vantagem? Ou por que temos fé? A Igreja Católica existe há dois mil anos, e vem de Jesus Cristo, dos apóstolos. Ela tem o testemunho dos mártires, dos santos apóstolos, de tantos os santos ao longo da história. Tem o testemunho dos grandes missionários, dos grandes teólogos, dos grandes pregadores. Todos eles, cada um no seu tempo, ao longo da história confirmaram os irmãos na fé.

A Igreja Católica tem os seus bispos, que vêm por sucessão apostólica. Eles não se inventam. Na Igreja Católica não é cada um que chega e diz: "Eu vou ser bispo agora". Não. Ele é chamado pelo Papa e é confirmado, é ordenado, recebe o sacramento da ordenação episcopal para ser o ponto de referência da Igreja no meio do seu povo, da sua diocese.


Convite

Eu convido todos os católicos, os jovens, mas também os católicos vacilantes na sua fé: olhem bem, olhem bem para a sua Igreja. De onde ela vem? Quem ela é ao longo da história? Não se deixem impressionar por aqueles que só dizem dos pecados da Igreja. Pecados existem porque somos pecadores, todos nós. Mas a Igreja tem tanta santidade, sobretudo, recebeu de Jesus Cristo um Dom que ela cuida e transmite de geração em geração, apesar de sua fragilidade. São Paulo já dizia: "Nós trazemos esse tesouro em vasos de barros". E Jesus escolheu os doze apóstolos, não porque eles eram os mais perfeitos de todos. Escolheu os doze porque eles O amavam, porque eles se comprometeram com Ele. Os apóstolos continuaram fracos, e todos fraquejaram em algum momento. Judas foi até o extremo, mas também São Pedro fraquejou, os outros fraquejaram, mas eles voltaram de novo a Jesus Cristo, e Ele os chamou, enviou e confirmou, porque eles O amavam e deram sua vida por Ele.


A Igreja merece fé

A Igreja deve merecer fé não porque ela é totalmente santa. Ela deve merecer fé por aquilo que tem de santo nela. E o que está de santo na Igreja é Jesus Cristo, é o Espírito Santo, é Nossa Senhora, os apóstolos, os grandes santos, a Santa Palavra de Deus. É o testemunho dos santos apóstolos, dos santos mártires, das grandes pessoas que foram verdadeiras testemunhas, discípulos e missionários autênticos de Jesus Cristo. Por isso nos encontramos nesta Igreja que tem a verdade recebida dos apóstolos e procura comunicá-la com fidelidade, amor e seriedade, não escondendo nada porque alguém não gosta de uma coisa, ou de outra coisa. Não. A verdade deve ser afirmada e comunicada integralmente.

Extraído de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=232352


Nenhum comentário:

Postar um comentário