quinta-feira, 7 de abril de 2011

A PALAVRA É "INDIGNAÇÃO"


Em momentos como o vivido hoje é que somos testados e vemos o quanto ainda temos a crescer nesse caminho de não-violência. Depois de assistir ao Jornal Nacional me vi em uma tal indignação com o lamentável massacre ocorrido no Rio de Janeiro, que me pego a refletir quanto a paz que tanto buscamos e a ira que, as vezes, é despertada em nós mesmos. Há quase um clamor interior em cada um de nós, que não clama por perdão, pela lei do amor, mas pela lei do Talião: o velho “Olho por olho, dente por dente”.
Mas ainda assim, Cristo diz: “Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem”. Palavra difícil, dura de viver, o amor que Cristo nos pede é um amor até a dor. E como dói amar o inimigo, amar aqueles que nos fazem o mal. Mas Cristo também se opõe a agressão: "Se falei mal, mostra-me em que; mas se falei bem, por que me bates?(Jo 18.23)" Entretanto, ele não revida a agressão e depois de tantos outros sofrimentos e de estar a ponto de expirar, ainda diz: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc 23.34).
Confesso que se estivesse na pele de um dos pais, irmãos, parentes, ou mesmo perto do local, e o cara ainda estivesse vivo, não sei qual seria minha real atitude diante do fato. Digo que por hora, encontro-me, enquanto ser humano, indignado e me sentindo totalmente violentado. Isso é algo que atinge não só as famílias envolvidas, mas todo o nosso povo, inclusive a mim e a você que lê este texto. Porque são de maus exemplos como este e da má atitude desse rapaz, entre tantos outros maus exemplos (diria até mesmo, pecados), é que podem surgir novas situações como essa, devido a outras pessoas que talvez se encontrem incubados planejando algo assim e podem vir a se espelhar em tão trágico fato, como o dessa chacina., pois o mal contamina as estruturas humanas É difícil rezar por esse rapaz, depois de todo o mal que causou. Que Deus me ajude a converter meu coração.
Rezemos e torçamos que não ocorram mais situações como essa.
Às famílias, nossos sentimentos e orações.

APRESENTAÇÃO TEATRAL

Apresentação do grupo de teatro e dança da Paróquia N. Sra. das Dores, durante o encontrão de jovens da Forania Dom Fernando, na Paróquia N. Sra Auxiliadora:

Texto e fotos: Murah Rannier

Para melhor visualização, click na foto.

O encontro com Jesus gera amizade, intimidade e comunhão.


Contudo, tentações sempre existirão e cabe a nós vencê-las pelo caminho da obediência e da contínua busca da Graça divina, que nos capacita e nos faz viver, de fato, essa obediência.


Porém, isso não exclui a possibilidade de que, devido a nossa inclinação ao pecado, nos deixemos enganar por falsas propostas que nos são apresentadas. Lembremo-nos de que, assim como em Gênesis, o pecado sempre começa com uma mentira que se sempre se mostra bela aos olhos.


Em alguns momentos pode-se chegar ao fundo do poço...

....e quando pensamos que não dá mais e que as trevas já tomaram conta de nós;

...quando nós mesmo tendemos a desistir por completo:


...quando percebemos nossa limitação diante de uma grande barreira criada por nós mesmos no mau uso de nossa liberdade, e que por nossas próprias forças não conseguimos ultrapassar, por mais que tentemos e nos esforcemos;


Eis que a graça irrompe novamente, e destrói todo o tipo de escravidão, nos liberta de tudo o que condiciona e aprisiona a existência humana.

Vencendo definitivamente a própria morte e o pecado, por meio de sua entrega total, sem reservas, por todos e cada um de nós.

Assim nos eleva novamente à condição anterior, perdida pelo pecado, e restaurada novamente pelo amor fiel de Deus Pai, que envia Seu própria Filho para efetuar um Resgate Salvador de alto preço.

Eis que de novo, a alegria irrompe em nossas vidas, porque aquela intimidade é novamente gerada, instalada e vivida.

Pelo Espírito Santo enviado, a Graça é doada sem limites, assim podemos caminhar novamente com Deus, vivendo diante d'Ele, praticando a justiça e a verdade, a paz e o amor, pelos séculos sem fim.


Fotos do Encontrão da Forania em Senador Canedo

Fotos do Encontrão de Jovens da Forania Dom Fernando, na Paróquia N. Sra Auxiliadora, em Senador Canedo, na data de 27 de março de 2011.


Fotos do Encontrão:


PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO, CLICK NA FOTO:

Paróquias presentes:



Thiago Carrijo, que fez um momento de pregação e oração:

Boa parte dos que participaram do encontro:


Seminarista Teddy:


Grupo de Teatro e Dança da Paróquia N. Sra. das Dores: