quinta-feira, 7 de abril de 2011

A PALAVRA É "INDIGNAÇÃO"


Em momentos como o vivido hoje é que somos testados e vemos o quanto ainda temos a crescer nesse caminho de não-violência. Depois de assistir ao Jornal Nacional me vi em uma tal indignação com o lamentável massacre ocorrido no Rio de Janeiro, que me pego a refletir quanto a paz que tanto buscamos e a ira que, as vezes, é despertada em nós mesmos. Há quase um clamor interior em cada um de nós, que não clama por perdão, pela lei do amor, mas pela lei do Talião: o velho “Olho por olho, dente por dente”.
Mas ainda assim, Cristo diz: “Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem”. Palavra difícil, dura de viver, o amor que Cristo nos pede é um amor até a dor. E como dói amar o inimigo, amar aqueles que nos fazem o mal. Mas Cristo também se opõe a agressão: "Se falei mal, mostra-me em que; mas se falei bem, por que me bates?(Jo 18.23)" Entretanto, ele não revida a agressão e depois de tantos outros sofrimentos e de estar a ponto de expirar, ainda diz: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc 23.34).
Confesso que se estivesse na pele de um dos pais, irmãos, parentes, ou mesmo perto do local, e o cara ainda estivesse vivo, não sei qual seria minha real atitude diante do fato. Digo que por hora, encontro-me, enquanto ser humano, indignado e me sentindo totalmente violentado. Isso é algo que atinge não só as famílias envolvidas, mas todo o nosso povo, inclusive a mim e a você que lê este texto. Porque são de maus exemplos como este e da má atitude desse rapaz, entre tantos outros maus exemplos (diria até mesmo, pecados), é que podem surgir novas situações como essa, devido a outras pessoas que talvez se encontrem incubados planejando algo assim e podem vir a se espelhar em tão trágico fato, como o dessa chacina., pois o mal contamina as estruturas humanas É difícil rezar por esse rapaz, depois de todo o mal que causou. Que Deus me ajude a converter meu coração.
Rezemos e torçamos que não ocorram mais situações como essa.
Às famílias, nossos sentimentos e orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário