sábado, 18 de abril de 2020

O TEMPO



Pelo Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz

Deus está fora do tempo, ou seja, Ele existe na eternidade. Já o tempo tem um princípio, foi criado juntamente com a criação do mundo! Desta forma podemos dizer que para Ele não existe, passado, futuro, ou mesmo o presente. Ele está em todas as etapas e momentos. Todavia, para nós, sim, há esta concepção, pois o tempo é criado juntamente conosco!

O futuro existe enquanto intuição, o passado como memória, e o presente é e já não é mais, pois quando eu PENSO em fazer algo, isto, como intuição, é FUTURO, mas, quando, no momento PRESENTE, eu o realizo, já se tornou PASSADO.

Podemos dizer que o tempo mais rápido é o presente, pois o passado está em nossa memória, e sabemos que vivemos todos estes anos dias e horas, então é um tempo mais extenso. 


Sabemos também que temos algo ainda a viver. Não sabemos quanto, mas, intuindo a faixa média de cada cidadão, sabemos que ainda temos alguns anos, dias e horas por viver. Não necessariamente sabemos se viveremos esta faixa média, mas fazemos planos mesmo assim. E o que planejo fica como intuição!


Eu FAÇO - neste momento a ação é feita no PRESENTE; 
Ao fazer, ela se tornou passado, e o ato desta ação, se torna uma LEMBRANÇA e fica gravado em meu intelecto/memória. Como visto, este é, então, o nosso PASSADO!

Mas o presente como eu já havia dito é, e já não é mais, pois o presente é o tempo exato em que faço qualquer coisa...


Por fim, se Deus criou o tempo, se estamos presentes no tempo, então somos obrigados a crer que existem os conceitos e, consequentemente, existem presente, passado e futuro!


Desse modo, que grande alegria se abre para nós por saber que, fora do tempo, Deus está neste momento em todas as épocas de nossas vidas, desde o instante da concepção até este exato momento.