segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana Santa em Orizona

Antiga Matriz de Orizona:





Do dia 31 de março à 4 de abril fui para a cidade de Orizona auxiliar os Padres Emerson Simplício (Vigário) e Aparecido (Pároco) nas celebrações, procissões e demais atividades da paróquia durante a Semana Santa, por sinal com grande participação por parte da população orizonense.

Durante os dias em estive por lá tive a oportunidade de conhecer alguns povoados e as capelas existentes neles e não perdi a oportunidade de fotografá-los bem como a cidade de Orizona.

Capela do Distrito de Buritizinho (em reformas):



Capela do povoado de Corumbajuba:



Capela do povoado de Montes Claros:




Capela do povodo de Taquaral:

4 comentários:

  1. Não me ache um exagerado, mas eu sempre pensei que a matriz de Orizona foi inspirada na igreja de Santa Maria del Fiore, em Florença ( http://1.bp.blogspot.com/_0yVrU60WUlk/SmjjU1tLd3I/AAAAAAAAAG4/RVk8_cgNj4A/s400/Duomo+Firenze+Floren%C3%A7a.JPG )
    É óbvio que tudo de acordo com a realidade local. Me lembro da capela de Montes Claros, mas não me lembro da de Buritizinho. Com certeza não a vi. Gostaria de fazer uma pergunta: qual a diferença entre Vigário e Pároco? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gláucio...
    De fato, ela tem uma certa semelhança com essa Igreja, mas na verdade acho que ela é inspirada na Igreja de Assis na Itália, onde está sepultado o corpo de S. Francisco de Assis.

    Seguindo pela estrada de Montes Claros vc chega em Corumbajuba e de lá a próxima é Buritizinho.
    Há também outra estrada que sai de Orizona e chega direto à Buritizinho.

    Quanto ao Pároco, ele é quem de certa forma coordena e chefia a paróquia e o vigário é o seu colaborador. O Pároco também tem uma certa estabilidade, pode requerer ficar na Paróquia por até 6 anos. O vigário não tem essa estabilidade, pode ser movido de tempos em tempos, conforme a necessidade pastoral da Diocese.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos esclarecimentos. E eu táva pensando agora: Corumbajuba: Corumbá + Piracanjuba; Corumbaíba: Corumbá + Paranaíba. Será que procede?
    Quanto aos comentários, tem como configurar o blog para que um email lhe seja enviado toda vez que alguém fizer um comentário. É útil porque não dá pra ficar olhando o blog inteiro todo o tempo. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. De fato, o nome dessas cidades procede da junção desses rios.
    Quanto aos comentários agora tenho observado sempre na página do painel!
    Abração, meu amigo!

    ResponderExcluir