domingo, 18 de agosto de 2024

FINALIZANDO O DOMINGO COM O JESUS DO SBT.


FINALIZANDO O DOMINGO COM O JESUS DO SBT.

 

Nas décadas de 80 e 90, a famosa vinheta de Jesus Cristo exibida sempre aos domingos no encerramento do programa "Porta da Esperança", apresentado por Sílvio Santos no SBT trazia a bela mensagem: “Paz, amor, fé, esperança, luz e união não são apenas palavras. Você tem certeza que já fez tudo que podia pelo seu semelhante? Pense bem, pois um dia vamos nos encontrar. E eu gostaria muito de poder chamá-lo de MEU FILHO!”.

 

O texto acima era narrado em off por Ramos Calhelha, especialista em trailers de filmes, tendo por fundo musical a canção "Entends-tu Les Chiens Aboyer", de Vangelis, e na cena a presença de um jovem caracterizado como Jesus, interpretado por um estudante paulista de Mogi das Cruzes, encontrado ao acaso pelo produtor Daniel Laureno Junior em uma rodoviária do Tietê. Apesar de ser bela e motivadora a mensagem, muitas crianças ficavam com medo e reflexivas com a mensagem, sobretudo quando diz: “Pense bem, pois um dia vamos nos encontrar”. A mim me fazia refletir bastante sobre fé e valores, a exemplo da mensagem que passava diariamente na “Hora do Ângelus”, da TV Anhanguera de Goiânia, retransmissora da TV GLOBO, com texto de Javier Godinho e voz de José Divino.

 

A vinheta havia sido criada para ser uma mensagem de Natal feita pelo SBT, mas que foi posteriormente utilizada de modo contínuo pela produção do programa. A meu ver, a mensagem era bonita e encerrava de forma bastante positiva a Porta da Esperança, um quadro que realizava sonhos e emocionava os telespectadores que muitas vezes se imaginavam na mesma circunstância.

 

Nesse momento em que para muitos se vive o luto da morte do empresário e apresentador Sílvio Santos, sua morte e qualquer outra morte nos faz refletir sobre esse encontro que um dia chegará para todos futuramente, mas, sobretudo, nos faz refletir sobre o agora, sobre o como estamos vivendo com nossos semelhantes, sobre que tipo de pegadas temos deixado nessa terra. Que Deus tenha misericórdia da alma do Sílvio Santos e que, entre seus erros e acertos, receba junto a Si aquele que alegrou e entreteve gerações de brasileiros.

 

RIP – Riquiescat in Pacen – RIP

Senor Abravanel – “Sílvio Santos”: * 12/12/1930 - + 17/08/2024.

 

Att. Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz