segunda-feira, 4 de abril de 2011

CONVITE...


É com alegria que a Diocese de Ipameri, minha família e eu, vimos por meio deste convidá-lo (a) para participar conosco da Celebração Eucarística na qual serei instituído Leitor da Igreja por nosso Exmo. Revmo. Bispo, Dom Guilherme Antônio Werlang. Receberei esse ministério para exercer o serviço da Palavra, primeiro passo para quem almeja chegar ao sacerdócio.

Esta Celebração será realizada em nossa Catedral Diocesana em Ipameri-Goiás, na quinta-feira, dia 21 de abril, às 9 hs da manhã, durante a missa de benção dos Santos Óleos.

Aos que, por algum motivo ou outro, não puderem participar, desde já peço as vossas orações por esta intenção e agradeço-lhes por se unirem espiritualmente a mim nesse momento forte de minha jornada vocacional.

O meu forte abraço a todos!!!

Murah Rannier Peixoto Vaz

O que é o leitorato?

Leitorato/leitorado: o sacerdócio é desenvolvido em três graus: o diaconato, o sacerdócio e o episcopado. Na caminhada a estes graus sacerdotais, o seminarista recebe do bispo ministérios de serviço que não são necessariamente exclusivos aos caminhantes ao sacerdócio. Tais ministérios, junto a outros, já foram até o concílio vaticano II reconhecidos por graus menores. Seus ritos de recebimento são normalmente mais reservados para evitar confusão com a ordenação. O ministério do Leitorado trata-se do ministério desenvolvido por membro (leigos ou não) da comunidade de fiéis devidamente apto e escolhido para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

A partir deste ministério, nossos irmãos prosseguem em sua caminhada de serviço em espera do próximo ministério, o de acolitato, e em seguida da ordenação diaconal em vista da sacerdotal vindoura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário