terça-feira, 15 de maio de 2012

PSEUDO-IDEIAS I

Murah Rannier Peixoto Vaz

De algum tempo para cá, tenho notado algumas fotos muito tendenciosas, que visam minar o conteúdo daqueles que defendem a vida. Baseadas em conceitos rasos, mas em vista de influenciar a população, vem sendo divulgadas nas mídias sociais. Infelizmente, muitos sem ao menos refletir, compartilham e enviam essas ideias adiante.

Vejamos uma dessas imagens:

 

De fato, enquanto o espermatozóide não fecunda o óvulo não se trata de uma pessoa, mas de dois gametas - gameta masculino e gameta feminino- ou seja, pertencentes a duas pessoas diferentes. Todavia, a partir do momento em que ocorre a fecundação, isto é, o encontro do espermatozóide e do óvulo, onde o espermatozóide despeja dentro do óvulo o seu conteúdo genético, acontece uma reação química automática. A partir de então, não há mais dois gametas de outras pessoas, ali já há um novo indivíduo, um nova pessoa com características próprias e DNA exclusivo, diferente de qualquer outro indivíduo já existente. Alí já há a vida humana, no seu estágio inicial, é óbvio, mas um ser humano adulto em potência. Infelizmente esse tipo de foto tem a tendência de promover equívocos. Precisamos estar atentos, pois, senão, acabamos, sem nem perceber, apoiando um pensamento contrário a vida, que é a atual cultura da morte e da pseudo-liberdade autônoma e sem limites.

Outra grande questão é a comparação de outros seres com o ser humano como se pudessem ser equiparados. Há uma grande distinção entre o ser humano, um animal e um vegetal. A dignidade humana se sobrepõe a desses outros, pois o homem é um animal racional, consciente de sua existência e capaz de refletir sobre ela.

Também há a contradição de mostrar uma fruta e dizer que ela não é uma árvore. De fato, a fruta não é, mas a semente que está dentro dela sim. Pode deixar, eu explico... Esse é um conceito filosófico aristotélico. Para Aristóteles, a semente já é a árvore em potência, pois nela já há todos os germens necessários para seu desenvolvimento. Só é necessário que ela, lançada na terra, receba água, sol e tempo, assim, será uma árvore adulta em ato, frondosa e repleta de frutos. O mesmo ocorre com o embrião humano, ou seja, o zigoto, resultante do encontro do espermatozóide e do óvulo, um novo indivíduo humano único e que só necessita de TEMPO e NUTRIÇÃO para se tornar um ser humano adulto em ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário