quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Artesanato...


Sou da cidade de Ipameri, no passado conhecida como a "Sala de visitas de Goiás", mas que também é conhecida como a "Capital do Artesanato" devido a existência de um grande número de artesões, especialmente os que lidam com trabalhos em argila: vasos, estátuetas diversas, réplicas de personagens animados e trabalhos artísticos singulares, desenvolvidos por artesões experientes entre outras formas de artesanato em madeira, ramo de buriti, fuchicos, tapetes, peneiras, balaios etc.




O artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Com a mecanização da indústria o artesão passa a ser identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular. Englobando em sua arte aquilo que é próprio do seu regionalismo, de suas crenças, cultura e tradições e costumes.





O artesanato é fonte de renda e uma verdadeira riqueza cultural do povo brasileiro de norte a sul do país.



2 comentários:

  1. Eu também faça artes com buriti, e bem feitas.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de entrar em seu blog e gostei muito das suas obras! Muito belas e bem acabadas. E ainda por cima são obras de animais do nosso cerrado.
    Parabéns!

    Ah, essa da foto não fui eu que fiz! Mas fiquei muito admirado com ela que, inclusive é articulada, pois possui um pano no meio do jacaré que o faz se mexer. Achei tão bela e interessante que a postei aqui!

    ResponderExcluir