sábado, 3 de setembro de 2011

O PANTOCRATOR

Em nossa Capela no Seminário São João Mª Vianney temos a graça de um Pantocrator que apresenta vários desenhos e símbolos, boa parte deles presentes no livro do Apocalipse de João, mas que também estão no livro do profeta Ezequiel. 

"O tipo iconográfico do “Pantocrator” é o mais difundido na iconografia oriental. Ele representa o Cristo adulto, com cerca de trinta anos de idade. 'Pantocrator' é geralmente traduzido como 'Onipotente', mas alguns autores acreditam que 'Oniregente' ou 'Aquele que tudo rege' seria uma tradução mais apropriada.

Jesus se apresenta como o criador do mundo, o juiz dos destinos, o portador da verdade, aquele para quem a fé e a esperança da humanidade estão direcionadas. Assim, a imagem de Cristo como Pantocrator tem um importante lugar na igreja, não apenas nos ícones portáteis, mas também nas paredes e cúpulas, sendo frequentemente encontrada como afresco ou mosaico no domo central das igrejas ortodoxas.

O Cristo no Trono ou Cristo na Glória pode ser considerado como um subtipo do Pantocrator. Nesse tipo de ícones Jesus é representado como o Juiz e Rei dos Reis. Assim como na imagem do Pantocrator, aqui também ele é representado abençoando e com um livro, mas o Cristo está sempre sentado num trono. Ele está rodeado por toda a glória e poder de criador do mundo visível e invisível. Em geral nos cantos aparecem os símbolos dos quatro evangelistas - as faces de uma águia, um homem, um leão e um touro – que pregam as boas novas a todas as partes do mundo. De um ponto de vista teológico, esse ícone está associado ao juízo final, sendo por isso mesmo o ícone central em muitas iconostases."






No livro de Ezequiel e no livro do Apocalipse fala-se de 4 símbolos: a águia, o touro, o leão e um anjo. Posteriormente esses símbolos também serão referência aos 4 evangelistas.



 Aqui pode ser visto a tríade divina, a Santíssima Trindade: a mão do Pai que envia o Espírito Santo sobre o Filho.

 
 O Alfa e o Ômega - Primeira e última letras do alfabeto grego. Significa que Jesus é o princípio e o fim de toda a criação.
 A mão do Cristo com os dedos dessa forma apresentam três letras gregas IXV, iniciais de três palavras - significa: Jesus Cristo Vence!
IC XC são a abreviatura do nome de Jesus em Grego. IC significa Jesus e XC significa Cristo.

  
O nome sem abreviar é IHCOYC XPICTOC

Em breve serão acrescentados mais dados e fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário