terça-feira, 14 de junho de 2011

Pneumatologia - 2ª Parte


EXPERIÊNCIA E TEOLOGIA DO ESPÍRITO NO NOVO TESTAMENTO
Murah Rannier Peixoto Vaz
Os discípulos de Jesus são animados pela experiência de que as duas grandes esperanças que articulam nas Escrituras desde o exílio, e foram mantidas vivas em diversas correntes do antigo judaísmo se cumprem em Jesus que é o messias ungido pelo Espírito, e nós somos o povo presenteado pelo Espírito Santo. É o que compreendemos ao meditar a Epístola de São Paulo aos Gálatas capítulo 4, onde está clara a missão do Filho, e a missão do Espírito que clama: Abba Pai!
Ao refletir-se sobre as primeiras experiências do Espírito, parte-se da relação entre Jesus e o Espírito. Provavelmente, a princípio Jesus fazia parte do movimento de João Batista, o qual batizava com água e anunciava o futuro batismo “com o Espírito Santo e com o fogo” (Mt 3,11; Lc 3,16). Contudo, é provável que Jesus adquiriu sua espiritualidade de forma crescente em relação a tradição profética e o conteúdo de Isaías 61,1 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu”. Por isso também que o Senhor Jesus condena ao fogo eterno o pecado contra o Espírito Santo, que consiste na rejeição da missão de Jesus, e na negação de sua autoridade espiritual, é um verdadeiro fechamento em si mesmo.
Os seguidores de Jesus, depois da ressurreição do Divino Mestre passaram a olhar a vida do mestre a luz do evento da ressurreição e iluminados por este evento, percebem a presença do Espírito de Deus em toda sua missão e ação; nos relatos evangélicos Jesus não fala do Espírito Santo contudo ele é o homem do Espírito de Deus, mas a comunidade não só entende que Jesus é repleto do Espírito Santo, mas que a própria comunidade vive a luz desta presença e guiados por ela agem no mundo com luz das nações.
Alguns eventos ressaltam a ação do Espírito na igreja nascente, a presença do Espírito na comunidade como outrora no templo; o dom é dado às mulheres também; sabedoria, conhecimento, força de fé; interpretação da Bíblia à luz de Cristo e do Espírito; fortalecimento para o testemunho de fé, especialmente no caso de perseguição; o Espírito como testemunha, advogado, intercessor; oração extática e discurso profético; arrebatamento e condução pelo Espírito; cura de doentes, assim é válido lembrar que a comunidade atualiza a presença do Espírito na comunidade e faz memória da ação do Espírito na história do povo de Deus.
Paulo em seus escritos salienta a vida espiritual de Cristo e dos cristãos; Cristo é o ungido o Messias que veio para salvar o povo, estabelecer uma nova criação feita a partir do Espírito Santo, que provém do Pai, por fim se entende que Jesus é o próprio Espírito, aliás, que o Espírito é o Espírito de Cristo. Em seus escritos Paulo salienta que os cristãos agem pelo Espírito, que capacita os batizados para a vida nova, gera a comunhão entre os fiéis e revela a Santíssima Trindade.
Ele também salienta que a fé é dom do Espírito que somente por Ele se pode proclamar a fé, é através da fé que podemos interpretar a palavra à luz do Espírito que dá a vida e não pela letra que mata. Para Paulo, o cristão é movido pelo Espírito que lhe é dado como dom aos que crêem, mas ambos são dom de Deus, o Espírito só pode ser dado ou recebido, ele é o princípio da vida dos fiéis e por fim faz uma separação entre vida espiritual (que dá a vida) e vida carnal (que leva à morte). A comunidade é plena dos dons e da presença do Espírito Santo que dá também o discernimento dos espíritos.
Não se pode conceitualizar o Espírito Santo, Ele apenas pode ser descrito pela sua ação e a partir dele os fiéis experimentam a solicitude de Deus em Jesus Cristo.
Os sinóticos também apresentam Jesus como o portador do Espírito Santo, que é o que dá autoridade a pessoa de Cristo diante do Pai e de sua comunhão com Ele. Também é o Espírito Santo que envia os missionários para anunciar e em Lucas ele é o portador e doador do Espírito Santo que é dádiva de Deus, contudo, de certa forma, todos eles lembram que o Espírito Santo já é dado, mas não em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário