sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FESTA DE CRISTO REI - FESTA DE TODA A HUMANIDADE REDIMIDA



Murah Rannier Peixoto Vaz
 
Neste domingo, 34º do tempo comum, a Igreja encerra seu calendário litúrgico com a festa de “Cristo Rei do Universo”.

A realeza e a soberania de Jesus são inigualáveis, seu poder e autoridade estão a serviço de todos, de modo preferencial, mas não exclusivo, dos pequenos, dos pobres, dos fracos e excluídos da sociedade.

Jesus é um Rei-Pastor, rei pobre, humilde, que não vem para ser servido, mas para servir. Nisto consiste todo o esplendor do Cristo Rei: os menores serão os maiores e os maiores serão os menores em Seu Reino messiânico. Tal Reino já foi instaurado e está no meio de nós, ainda que não em sua plenitude e, infelizmente, possua luzes e trevas, avanços e retrocessos, mas é o Reino de um povo a caminho, o “povo de Deus”, povo peregrino que sabe aonde quer chegar e por onde deve passar. Celebrar Cristo Rei é celebrar a festa de toda a humanidade redimida que, pelo batismo, foi enxertada no Cristo e hoje é parte de seu corpo místico (a Igreja) que se estende sobre toda a terra.
 
 


ORAÇÃO
 



Senhor e Rei de minha vida,

Vos peço, jamais me abandones,

Estejas sempre comigo

e ajuda-me a permanecer em Ti.

Só a Ti pertencem a honra, glória e poder,

sabedoria, louvor e divindade.

 

Tua bondade supera todo o entendimento.

Entrego a Ti toda a soberania

para que reines em minha vida

e governe-a.

Tu és o meu tudo,

em Ti repousa a minha esperança.

 

Da indigência retiraste-me,

ergueste-me da miséria que outrora fora

para enriquecer-me com o Teu amor.

Arrancaste-me das cadeias de meu egoísmo,

quebraste-me o grilhão do individualismo,

libertaste-me de meu narcisismo.

 

Mas, sempre outra vez,

sou necessitado que Tu venhas

e resgate-me, de novo e de novo,

para reconduzir-me ao Teu caminho,

à Verdade plena e à fonte de vida.




Obrigado, Senhor, pelos dons que me concedes.

Ajuda-me a estar a serviço, a ser serviço,

doação e entrega pelo irmão.

Em Tua Igreja antevemos e gozamos das primícias do Reino,

Participamos de Vosso banquete Eucarístico,

Nele recebemos o Teu corpo dado e o Teu derramado.

 

Inquieto estava o meu coração,

até encontrar e experimentar da Tua amizade e do Teu infinito amor.

A Teu exemplo, prevaleça o altruísmo.

Olhando a Ti, indica-nos Teus gestos de caridade.

Resplandeces, Senhor, Tua face amorosa sobre a terra,

renova-a, a começar por mim...

 

Dignifica-nos, Senhor,

faz-nos melhores,

e leva-nos a contemplar-vos na Santíssima Trindade.

Dá-nos vê-la face a face

e a participar do banquete eterno

do Teu Reino.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário