sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO - 80 ANOS

PORQUE O NOME ESCOLA ESTADUAL “DOM BOSCO”?
 
Murah Rannier Peixoto Vaz (1)
OBS: Texto escrito em 2008.

No ano em que a Escola Estadual Dom Bosco completa seus 80 anos (2) de existência e serviços prestados à comunidade ipamerina, é bom rememorarmos sua história e, pesquisando, indagarmos até mesmo o por quê deste nome. Por que esta escola receberia o nome de Grupo Escolar Dom Bosco(3), e que apesar de diversas mas pequenas variações(4) é o nome que perdura até os dias atuais, receberia tal nome e o fixaria?

Seria simplismo neste caso, dizer que se deve apenas a devoção da diretora da escola àquela época(5) .

Para esclarecer esta pergunta faz-se necessário recorrermos a uma análise que se funda na chegada de Dom Emanuel Gomes(6) em Goiás.

Em 15 de abril de 1923, Dom Emanuel Gomes de Oliveira é sagrado Bispo e assume o Báculo da Diocese de Goiás. Religioso da Congregação dos Padres Salesianos, os chamados “Filhos de Dom Bosco”, desde o início de seu episcopado D. Emanuel começa a introduzir um grande estímulo às escolas em todo Estado, em especial a criação de Escolas Paroquiais. Em 1933, na data de 13 de agosto recebe a imposição do Pálio Arquiepiscopal, devido a elevação da Diocese de Goiás a Arquidiocese de Goiás. Sendo Salesiano, no tempo em que governou a Arquidiocese(7) , em suas andanças acabava também incentivando a devoção a Dom Bosco(8), canonizado apenas 11 anos após D. Emanuel ter tomado a direção da, então, Diocese de Goiás.

Além de seguir o carisma de sua ordem e os passos de Dom Bosco na área da Educação, e de expandir a devoção ao seu confrade, D. Emanuel também carregou consigo a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, criando uma paróquia com sua invocação em Goiânia, a nova capital de Goiás(9) .
 
Devido seu impulso à Educação em todo o Estado, D. Emanuel é conhecido como o “Bispo da Instrução”, tendo autorizado e estimulado seus padres a construírem diversas escolas, em todo o interior goiano, possibilitando fácil acesso a educação a milhares de pessoas do interior e capital(10) . Corroborando com este histórico é interessante o que diz-nos o Papa João Paulo II na saudação da sua homilia na Celebração da Palavra realizada em Goiânia no ano de 1991: “(...) Recordo, com admiração, a extraordinária obra educacional do grande filho de Dom Bosco, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, cujas escolas abriram o caminho para a disseminação do ensino pelo interior do Estado. Esta obra foi coroada pela Universidade Católica de Goiás, a primeira instituição universitária do centro-oeste brasileiro, criada após sua morte pelo primeiro Arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes (...)(11)” .

Nota-se que a influência salesiana em Goiás, por parte de D. Emanuel foi tão forte, que chegou até mesmo a influenciar devocionalmente a 1ª Dama do Estado, Dª Gercina Borges Teixeira, esposa do Dr. Pedro Ludovico Teixeira(12) , Interventor Estadual de Goiás. Católica praticante, Dª Gercina tinha como diretor espiritual D. Emanuel. Nesta proximidade, Dª Gercina inclusive a pedido de D. Emanuel, sugeriu a escolha de Nossa Senhora Auxiliadora como Padroeira da Capital do Estado(13).

Entre várias outras, D. Emanuel esteve em Ipameri de 11 a 15/08/1938(14) , durante a festa de N. Sra d’Abadia, inauguração e sagração do Altar-mor(15) da nova Matriz(16) de Ipameri, hoje Igreja Catedral da Diocese. Com certeza em suas andanças por nossa cidade, também tratou de promover a memória do venerável São João Bosco.

Conclui-se então, que a devoção de Dª Almerinda Arantes(17), não era apenas uma particularidade pessoal, mas havia aí toda uma influência advinda de D. Emanuel Gomes de Oliveira, e que se espalhou pelo Estado nas décadas de 30, 40 e 50.
 
NOTAS DE RODAPÉ

(1)O autor é ex-aluno da Escola Estadual Dom Bosco e hoje é seminarista da Diocese de Ipameri, graduado em Filosofia e graduando do curso de  Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz.


(2)Criada em 1928 e inaugurada em 1929, a primeira assumir sua direção é Dª Julia Guimarães.

(3)Originariamente criada com o nome Grupo Escolar Coronel Francisco Vaz, trocado posteriormente para Grupo Escolar de Ipameri e mais uma vez trocado para Grupo Escolar Dom Bosco.

(4)Escola Estadual Primeiro Grau “Dom Bosco”, Escola Integrada “Dom Bosco” e o atual nome, Escola Estadual “Dom Bosco”.

(5)Dª Almerinda Arantes.

(6)A passagem de Dom Emanuel Gomes de Oliveira pelo bispado de Goiás é marcada por notáveis realizações nos campos eclesiástico e social. Foi ele o grande construtor de igrejas e escolas.


(7)Exerceu seu pastoreio até sua morte em 12/05/1955.

(8)Dom Bosco era um sacerdote dedicado, e uma de suas áreas de evangelização foi a Educação, a qual entregou-se com esmero. Como educador, desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional. São João Bosco gozava de grande prestígio e fama por ter morrido em ares de santidade em 1888. Foi canonizado e elevado aos altares pelo Papa Pio XI em 1º de abril de 1934,

(9)Em 1957, esta paróquia teria sua Matriz Paroquial sagrada como sede da Catedral da nova Arquidiocese de Goiânia.


(10)Segundo o Deputado Federal Domingos Neto Velasco em discurso proferido na Câmara Federal em sessão realizada em 15 de abril de 1948, naquele ano já somavam um total de 25 escolas paroquiais, 15 ginásios oficializados, 11 escolas normais, 2 escolas de aprendizado agrícola, uma escola de enfermeiras, e ainda formou o patrimônio da Escola de Farmácia e Odontologia de Goiânia.


(11)João Paulo II. Homilia proferida na Celebração da Palavra na Esplanada do Estádio «Serra Dourada» de Goiânia. Viagem Apostólica ao Brasil, terça-Feira, 15 De outubro de 1991.
 
12)Político brasileiro, nasceu na cidade de Goiás-GO em 1891. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1915). Um dos líderes da revolução de 1930 em Goiás, interventor federal no Estado (1930-1933) e governador de 1935 a 1937, foi responsável direto pela mudança da capital de Goiás, da cidade de Goiás para Goiânia. Interventor federal pela segunda vez (1937-1945 e governador eleito (1951-1954), além de ser senador eleito por duas vezes (1955-1962 e 1962-1970), teve seu mandato cassado pelo Ato Institucional Nº5. e suspensos seus direitos políticos por dez anos, em 1969.

(13)Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida padroeira de Goiânia em 1935, ano em que se instalou, em 20 de novembro, o município da nova Capital de Goiás. Padroeira dos salesianos, Dom Emanuel Gomes de Oliveira também rendia a ela sua devoção.

(14)Quatro anos após a elevação de Dom Bosco aos altares. Na mesma ocasião lançou a pedra fundamental do Educandário N. Sra. Aparecida, no dia 15/08/38.

(15)Primeiro Altar sagrado nas Igrejas da Arquidiocese de Goiás.
(16)A inauguração se deu no o dia 14 de Agosto de 1938.

(17)Diretora da escola na gestão em que houve a mudança do nome da escola de Grupo Escolar de Ipameri para Grupo Escolar “Dom Bosco”.
 
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

VEIGA, João. Ipameri Histórico. 1967.

WISE OFM, Frei Alexandre. No coração do Brasil. Ensaio da História dos Quarenta Anos (1943-1984) da Custódia do Santíssimo Nome de Jesus em Goiás. 1989, Ed. Vozes. Petrópolis-RJ.


REZENDE, Íris. Pedro Ludovico - A saga da construção de Goiânia no coração do Brasil. Secretaria Especial de Editorações e Publicações. Senado Federal, 2001, Brasília-DF.


FONSECA E SILVA, Con. J. Trindade da. RAMOS JUBÉ, José M. SOUZA LOBO, José F. de. (Orgs.) Livreto dos 25 de Bispado de D. Emanuel: Vinte e cinco anos de benefícios ao Estado de Goiaz. A Dom Emanuel primeiro Arcebispo de Goiaz, a voz agradecida de suas obras. 1948.


PAULO II, Papa João. Homilia Do Papa João Paulo II Na Celebração Da Palavra Na Esplanada Do Estádio «Serra Dourada» de Goiânia. Viagem Apostólica Ao Brasil. Terça-Feira, 15 De Outubro De 1991.


Livro dos relatórios mensais, ocorrências e comunicações a Cúria Diocesana. Registro datilografado pertencente ao acervo da Paróquia Divino Espírito Santo de Ipameri.


Paróquia Divino Espírito Santo. Jornal comemorativo do Sesquincentenário da Paróquia de Ipameri, 31 de julho de 1995.


Ipameri em notícias, Jornal de Ipameri, dezembro de 2002.


Revista da Arquidiocese de Goiânia, Volumes de 1964 a 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário