quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PALAVRAS DO "PROFETA DE BENGALA"


Transcrição de palavras carregadas de profundo sentido antropológico e teológico, proferidas de forma espontânea e coloquial por Dom Antônio Ribeiro de Oliveira durante um retiro para futuros padres, os seminaristas do Seminário Interdiocesano São João Mª Vianney.

“Existem muitos médicos, muitos engenheiros, muitas pessoas prestando vestibulares, e tão poucas pessoas pra falar de Deus. Falem de Deus! Não percam tempo com as coisas do mundo! Deixem as coisas do mundo para estes que estão se formando para isto.”

“Deus nos ama e nos quer integralmente, não restos ou partes de nós. Sejamos fiéis a Ele!”

“Devemos ser hospedeiros de Deus, Ele quer morar na nossa vida, quer fazer parte de nós. Se deixarmos Ele fazer parte de nós estaremos em estado de graça, iluminados por sua presença, pois Deus mora em nós, Ele habita em nós, está hospedado em nós. Você passa pela rua e não percebe, há uma procissão do Espírito Santo. Por isso devemos buscar respeitar a pessoa humana. Mas Deus não é hóspede de pensão, que vem para jantar e para dormir, Deus é um amigo e não nos faz empregados, mas amigos amados Teus.”

“Precisamos acreditar na providência. Deus é que mantém, Deus é Pai. Deus não é juiz que toma nota de nossos pecados para nos mandar para o inferno. Não consigo conviver com esta teologia do medo. Deus é misericordioso. Nos momentos da confissão costumo dizer: somos três aqui. Você, eu e o Pai.

Nós somos mensageiros da misericórdia de Deus. Deus nos quer tanto que nos faz membros de um mesmo corpo, somos ramos de uma mesma videira. Deus me deu uma boca para falar da sua Palavra e me deu um coração para amar o meu irmão, especialmente, o irmão abandonado, marginalizado. Eu sou um com Deus para fazer o bem que Deus quer no dia de hoje. Jesus é o tronco da videira, nós somos os ramos e é Jesus que nos sustenta.”

“Dar a vida não é morrer mártir, dar a vida é viver o Evangelho”.

“Senhor, aumenta a minha fé, minha esperança e meu amor! Senhor, ajuda-me e quem me encontrar encontre o Cristo!”

“Graças a Deus sou padre, ranzinza, briguento, mas graças a Deus sou padre. Espero que ao meu corpo entrar na sepultura meu amigo já tenha me recebido no céu.”

Dom Antônio Ribeiro de Oliveira é Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Goiânia e comemorará 50 anos de episcopado no dia 29 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário