quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uma carta de Deus para você


Escreva seu nome no espaço abaixo...
Depois, leia calmamente a carta, saboreando palavra por palavra, como Palavra de Deus dirigida pessoalmente a você...
Procure curtir as palavras ou frases mais significativas... e fique nelas enquanto isso for bom...
Deixe fluir os sentimentos e emoções que a Palavra despertar em você...
Eu te criei à minha imagem e semelhança, te abençoei para poderes crescer e ser fecundo... e vi que eras muito bom.1 Antes de te formar no ventre de tua mãe, eu te conheci; antes de vires ã luz, eu te consagrei.2 Não foste tu que me escolheste. Fui eu que te escolhi.3 Não te chamo de servo, eu te chamo de amigo.4
Quando tu eras criança, eu te amei. Eu te ensinei a andar, segurando-te pela mão. Eu te atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fiz contigo como quem levanta até seu rosto uma criança e para te dar de comer eu me abaixava.5
Tu és meu amigo, eu te escolhi. Desde os confins do mundo eu te tomei e te chamei dos extremos da terra. Eu te escolhi e jamais te rejeitei. Não tenhas medo, pois eu estou contigo. Não precisas olhar com desconfiança, pois eu sou o teu Deus. Eu te fortaleço, eu te ajudo e te sustento com minha mão e te digo: não tenhas medo, eu mesmo te ajudarei.6
Tu és o meu escolhido, em ti tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre ti o meu espírito, para promoveres o direito e a justiça. Eu te chamei para a justiça, tomei-te pela mão e te dei forma e te coloquei como aliança de um povo e como luz para as nações.7 Não tenhas medo, meu amigo, meu querido, meu escolhido!8 Não vou te esquecer. Limpei todas as tuas transgressões como se fossem névoa e teus pecados como se fossem nuvem. Volta sempre para mim, porque eu sou o teu redentor.9 Eu te chamei pelo nome e te dei um sobrenome.10 Eu te carrego desde o teu nascimento, eu te carrego no colo desde o ventre materno. Até à tua velhice eu serei o mesmo, até que teus cabelos fiquem brancos... eu continuarei te carregando. Eu te carregarei e te salvarei. 11 Eu te falo coisas novas, segredos que você não conhece.12 Eu mesmo te falei e pessoalmente te chamei; eu te quero bem e torno feliz o teu caminho.13 Não tenhas medo, homem querido (mulher querida). Tem calma e sê forte!14
Eu te ensino para o teu bem e te guio pelo caminho que deves seguir.15 Tu ainda estavas no ventre materno e eu te chamei; tu estavas nas entranhas de tua mãe e eu pronunciei o teu nome. Tu és meu amigo e eu me orgulho de ti!16 Faço de ti uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra.17
Como rebanho poderás te alimentar em todos os caminhos e em qualquer colina encontrarás pastagem. Não passarás fome nem sede; não serás molestado pelo calor nem pelo sol, pois eu me compadeço de ti e te conduzirei e te guiarei para onde há fontes de água. Transformarei teus montes em caminhos. 18
Pode a mãe se esquecer de seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de ti. Eu te tatuei na palma de minha mão.19 Coloquei minha palavra na tua boca e te escondi na sombra de minha mão.20 Desperta! Desperta! Reveste-te de força! Veste a roupa de festa! Sacode a poeira, levanta-te! Tira a coleira do pescoço!21
Aumenta o espaço de tua tenda, estende a lona, estica as cordas, finca as estacas, porque tu vais te estender para a direita e para a esquerda.22 Mesmo que os montes se retirem e as colinas vacilem, meu amor nunca vai se afastar de ti, minha aliança de paz não vacilará, porque eu me compadeço de ti.23
Eu te estabelecerei com justiça, longe da opressão e não terás que temer; ficarás longe do temor, que nunca mais se aproximará de ti.24 Tu que estás com sede, vem buscar água. Tu que não tens dinheiro, vem e compra e come sem dinheiro e bebe vinho e leite sem pagar.25 Procura-me, porque eu me deixo encontrar; chama por mim, porque eu estou perto! Volta para mim porque eu tenho compaixão; volta para mim porque eu perdoo com generosidade.26 Tu sairás com alegria e serás conduzido em paz!27
Eu te darei na minha casa um lugar e um nome que valem muito mais do que filhos e filhas; eu te darei um nome eterno que nunca desaparecerá. Eu te levarei para a minha montanha santa te farei feliz na minha casa. 28 Ninguém te chamará abandonado (a) e nunca mais te sentirás desolado (a). Eu te chamarei minha delícia e terás por nome `desposado(a)`, porque eu vou te amar e terás um esposo. Como o jovem se casa com uma jovem, eu casarei contigo; como o esposo se alegra com a esposa, eu me alegrarei contigo. 29 Antes que me invoques eu responderei; quando começares a falar, eu já estarei atendendo! 30 Eu te levarei no colo e serás acariciado(a) sobre os meus joelhos. Como a mãe consola o seu filho, assim eu vou te consolar. Ficarás de coração alegre e teus ossos florescerão como um campo. 31 Criarás raízes e darás botões e flores e teus frutos cobrirão a terra. 32
Eu perdoo todas as tuas culpas e curo todos os teus males. Redimo da cova a tua vida e te coroo de amor e compaixão. Eu sacio de bens os teus anos e renovo tua juventude como a da águia. Eu sou compaixão e piedade e não te trato conforme os teus erros nem te devolvo segundo as tuas culpas. Como uma mãe é compassiva com seus filhos, assim eu sou compassivo para contigo, porque eu lembro do pó que tu és. 33
Eu sou o teu pastor, nada te faltará! Em verdes pastagens te faço repousar, para as fontes tranquilas te conduzo e restauro as tuas forças. Eu te guio por bons caminhos e estou junto de ti e meu cajado te deixa tranquilo.34
Da terra eu te criei e te revesti com minha própria força e te criei à minha imagem. Dei-te discernimento, língua, olhos, ouvido e mente para pensar. Enchi-te de ciência e inteligência e também te mostrei o bem e o mal. Concedi-te ciência e te entreguei como herança a lei da vida. Toma cuidado para não cometer injustiça e preocupa-te com o próximo.35
Eu tenho paciência para contigo e derramo sobre ti a minha misericórdia. Vejo e reconheço que o teu fim é miserável e por isso multiplico para contigo o meu perdão.36 Como o barro nas mãos do oleiro, assim és tu nas minhas mãos!37 Tu és propriedade minha. Em terra deserta eu te encontrei, na vastidão ululante do deserto. Cerquei-te de cuidados e te ensinei, guardei-te como a menina dos olhos. Qual águia que desperta a ninhada voando sobre os filhotes, também eu estendi minhas asas e te apanhei e sobre as penas te carreguei. Somente eu, o Senhor, te guiei e nenhum outro Deus esteve contigo!38
Não tenhas medo, pois eu te resgatei, chamei-te pelo nome, tu és meu! Se tiveres de passar pela água, estarei a teu lado; se tiveres que atravessar rios, eles não te submergirão. Se andares pelo fogo, não serás queimado e as labaredas não te chamuscarão. Pois eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. Já que contas muito aos meus olhos, me és caro e eu te amo, entrego homens em teu lugar e povos por tua vida. Não tenhas medo, pois estou contigo!39
Eu passei por aí e vi você se debatendo no seu próprio sangue. Vendo-te ensanguentado(a), eu te disse: `continua vivendo!` Eu te tornei como o broto do campo. Tu cresceste, ficaste grande e chegaste à flor da juventude. Passei por aí e vi você! Notei que estavas na idade do amor. Então joguei a minha capa em teus ombros, para cobrir a tua nudez. Fiz um juramento e me comprometi contigo em aliança, de modo que passaste a ser meu (minha). Dei-te um banho e lavei o sangue que estava em teu corpo e te ungi com óleo. Depois eu te vesti com roupas bordadas, calcei-te com sapatos de couro fino e coloquei em ti um laço de linho e te cobri com um véu de seda. Tua beleza era cada dia maior.40
Eu vou te seduzir e vou te levar ao deserto e conquistar teu coração. Tu me responderás como nos dias de tua juventude. Farei uma aliança contigo na justiça e no direito, no amor e na ternura. Farei contigo uma aliança na fidelidade e tu me conhecerás.41
Vem a mim, tu que andas cansado(a) de carregar o peso do teu fardo, e eu te darei descanso. Carrega a minha carga e aprende de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrarás descanso para tua vida. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve. 42 Eu não venho para te condenar, mas para te salvar. 43 Eu venho para que tenhas vida e vida em abundância.44 Eu sou o bom pastor: eu te conheço e tu me conheces, assim como Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a minha vida por ti. Eu caminharei na tua frente e tu me seguirás, porque conheces a minha voz.45 Eu te procuro quando te perdes e te reconduzo quando te desgarras; eu te curo quando estás ferido(a) e te fortaleço quando estás fraco(a)!46
Não te preocupes com a vida, com o que comer, nem com o corpo, com o que vestir, pois a vida vale mais que a comida e o corpo vale mais que a roupa. Olha as aves do céu: elas não semeiam nem colhem e não possuem celeiros e no entanto eu as alimento. Tu vales muito mais que as aves do céu! Não te inquietes com o que vais comer ou beber... eu bem sei que tens necessidade dessas coisas. Busca o meu Reino e eu te darei essas coisas em acréscimo! Não tenhas medo, porque eu tenho prazer em te dar o Reino! 47
Ama os teus irmãos. Assim como eu te amo, ama também os teus irmãos.48 Ama a ti mesmo... e ama teu próximo como a ti mesmo!49
Eu olho para ti com amor e te digo: vai, vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no meu Reino. Depois, vem e segue-me!50
Eu estou à tua porta e bato. Se abrires a porta, eu entrarei e cearei contigo!51
1 Gn.1, 26.28.31
2 Jr. 1,5
3 Jo. 15, 16
4 Jo. 15, 15
5 Os. 11, 1-4
6 Is. 41, 8-13
7 Is. 42, 1.6
8 Is. 44, 2
9 Is. 44, 21-22
10 Is. 45, 4
11 Is. 46, 3-4
12 Is. 48, 6
13 Is. 48, 15
14 Dn. 10, 14
15 Is. 48, 17
16 Is. 49, 1.3
17 Is. 49, 6
18 Is. 49, 9-10
19 Is. 49, 15-16
20 Is. 51, 16
21 Is. 52, 1-2
22 Is. 54, 2-3
23 Is. 54, 10
24 Is. 54, 14
25 Is. 55, 1
26 Is. 55, 6-7
27 Is. 55, 12
28 Is. 55, 12
29 Is. 62, 4-5
30 Is. 65, 24
31 Is. 66, 12-14
32 Is. 27, 6
33 Sl. 103, 3-4.10.13-14
34 Sl. 23, 1-4
35 Eclo. 17, 1-12
36 Eclo. 18, 7-11
37 Jer. 18, 6
38 Dt. 32, 9-12
39 Is. 43, 1-5
40 Ez. 16, 6-14
41 Os. 2, 16.21
42 Mt. 11, 28-30
43 Jo. 12, 47
44 Jo. 10, 10
45 Jo. 10, 14-15. 4
46 Ez. 34, 16
Domingos Cunha, CSh.
Extraído do site da comunidade católica Shalom: http://eneagramashalom.com.br/espiritualidade/carta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário