quarta-feira, 6 de junho de 2012

HOMENAGEM AO PADRE LINO DAL'LA POZZA EM SEUS 80 ANOS





Homenagem feita ao Padre Lino Dal'la Pozza, ao término da missa em ação de graças por ocasião de seu aniversário de 80 anos e abertura de seu ano de Jubileu Sacerdotal:

Goiânia, 23 de Setembro de 2010

Caríssimo Revmo Padre Lino.
Quanta graça concedeu-nos o Pai ao permitir neste dia que o tivéssemos entre nós. Hoje é dia de congratularmo-nos contigo que porta em teus ombros uma aljava repleta de anos e, não obstante, traz estampado no rosto o sorriso de uma criança. Quem vê este “jovem” octogenário, com seus cabelos branquinhos, dificilmente pode imaginar o vigor, disposição e otimismo que dele brotam. Porém, um caminho não é feito sem cansaços e fadigas, dores e cicatrizes. Nelas encontramos e enxergamos as marcas de um verdadeiro cristão que tendo abraçado a cruz, caminho de doação-oblação, é fortalecido pelas palavras paradoxais de Cristo, que diz: “O meu fardo é leve e o meu jugo é suave”.
Próprio dos que fazem esse caminho é lançar sem cessar as sementes do Reino definitivo. Pe. Lino, se fizeres a experiência de observar o caminho trilhado verás a vida que brota e os frutos que despontam. Aqui reside a alegria daqueles plantam e que confiam na esperançosa certeza da colheita do Reino de Deus que já raiou em nosso meio.
Bem sabemos que no oitavo dia deu-se a graça da Nova Criação, Pe. Lino, que teu octogésimo aniversário seja momento de novos começos, de renovação, construção e desconstrução, de lançamento de alicerces ainda mais sólidos e resistentes para prosseguir adiante combatendo o bom combate.
Oitenta anos não são oitenta dias ou oitenta semanas, é toda uma vida coroada. Sendo que destes oitenta anos, trinta e nove são de uma vida entregue à missão, de uma experiência de deixar casa, pai, mãe, irmãos e campos. Enfim, de deixar a própria pátria, o torrão natal, para servir a Deus na pessoa do próximo em um país estrangeiro, nos rincões de Goiás.
Com toda certeza, Pe. Lino, no correr dos anos tua vida foi feita de encontros, de pessoas que entraram em tua história, assim como entraste em nossa história e dela fizeste parte, traçando conosco, e com outros, uma história participada, de convivência, partilha e comunhão. Pe. Lino, como encanta-nos tua presença em nosso meio, palavra viva de uma vida de conformação ao Cristo.
Como já lhe disse em certa ocasião: “Teu exemplo move-nos e nos faz ter mais fé. Tua santidade e pureza nos constrange, e faz-nos esforçarmos ainda mais para nos assemelharmos. Mas se voltamos nossos olhares para ti, para tomá-lo como exemplo, não é simplesmente por tua pessoa, mas porque sempre aponta-nos o Cristo, o qual configurou-se contigo.” Que o senhor continue a ser a estrela que mostra o caminho, a ponte que liga as margens e a seta que indica o Cristo, para todos os que ainda tiverem a bênção de passar pelos caminhos de tua vida.
Obrigado, Pe. Lino! Parabéns por mais este ano de vida, de crescimento e amadurecimento diante de Deus e dos homens. Que o Senhor da Messe continue a cumulá-lo de bênçãos em tua vida e ministério.
Esses são os votos de toda a sua família do seminário São João Maria Vianney.
Murah Rannier Peixoto Vaz
Seminarista da Diocese de Ipameri

Nenhum comentário:

Postar um comentário